8 de jul. de 2009

Coruja Buraqueira


A coruja buraqueira é sem dúvida a mais conhecida das corujas brasileiras, por ser visivel durante o dia e ficar pousada, ereta, em locais expostos ou no solo, pode ser vista em postes, troncos, muros, no próprio solo, etc. Como indica o seu nome comum, faz seus ninhos no solo, seja em buracos abertos por ela mesma, seja abandonados por tatus, readaptados pelas corujas. A qualquer sinal de perigo emitem um som alto, forte e estridente. Esse alarme é dado durante o dia, chamando a atenção para a coruja. Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos.

Apesar dessa grande atividade diurna, caçam os insetos, escorpiões e pequenos roedores de sua alimentação a noite. Também é a noite que emitem os chamados de acasalamento e territorial, de tom semelhante a outras corujas, graves e completamente diferentes dos silvos diurnos de alarme.

De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário